MINED PROMOVE CAPACITAÇÃO LOCAL EM GESTÃO FINANCEIRA


DAF MINED POEMA1Direcção de Administração e Finanças do MINED – iniciou neste mês de Agosto a elaboração de um novo módulo POEMA, desta vez em Gestão Financeira e Patrimonial, com o objectivo de apoiar os técnicos e gestores dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) a desenvolver as suas capacidades em matéria de execução financeira, aquisições, prestação de contas e controlo interno, além de proporcionar instrumentos para a gestão mais integrada dos recursos à disposição da educação ao nível do distrito.

Com a desconcentração progressiva dos meios e das responsabilidades pela implementação dos programas do sector da Educação, os SDEJT assumem novas tarefas relacionadas à sua função como Unidade de Gestão dentro do Sistema da Administração Financeira do Estado – o SISTAFE. Dentro do programa de optimização das capacidades locais em boa governação, o MINED já lançou materiais e tem implementado nos últimos anos actividades de formação em vários temas, através dos módulos POEMA: Planificação e Orçamentação; Recursos Humanos; Gestão do Património; Monitoria e Avaliação; Habilidades Informáticas; Documentos e Arquivos; e Gestão de Empreitadas. O novo módulo em Gestão Financeira e Patrimonial completa as orientações básicas de que necessitam os SDEJT para actuar como Unidade de Gestão do Sector da Educação.

O novo módulo POEMA deverá estar pronto no final do mês de Outubro, quando haverá uma Formação de Formadores para os técnicos da DAF, que farão em seguida uma rodada completa de capacitações para todos os distritos do país ainda em Novembro, contribuindo para um melhor processo de prestação de contas e encerramento do ano económico de 2014.

Uma equipa de especialistas do MINED é responsável pelo desenvolvimento dos materiais, que envolve também a harmonização de processos e o alinhamento dos instrumentos da gestão financeira.