2ª Cerimónia de Graduação

pic1

O Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique-ISCIM, colocou no mercado, no dia 04 de Agosto, um total de 219 quadros em diversas áreas, com destaque para os primeiros sete graduados do curso de licenciatura em Comunicação Multimédia.

Os restantes 212 são graduados dos cursos de licenciatura em Informática de Sistema, Gestão Empresarial, Contabilidade e Auditoria, Marketing, Comunicação e RelaçõesEmpresariais e Direito

.pic2

Na ocasião, o Director Geral do ISCIM, Shabir Cassamo, instou aos graduados a pautarem, no mercado de trabalho, por uma postura de prestação de serviço, devendo, para tal, compreender e valorizar o meio e as pessoas que os rodeiam.

Todos adquiriram, durante a formação, conhecimento profundo e fundamental para as profissões que escolheram, mas a vida exige mais compreensão do que conhecimento. Devem saber ouvir e respeitar o próximo, procurando o bem-estar das populações, valorizando e reconhecendo que, mais do que conteúdos, nos bancos da universidade ampliaram os vossos saberes, ganharam experiência de vida e cresceram cultural e humanisticamente”, disse o  Director Geral do ISCIM.

Shabir Cassamo foi secundado pelo secretário Permanente do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTSTP) Celso Laíce, que esteve na II cerimónia de graduação do ISCIM em representação de sua Excelência Ministro do MCTESTP, Jorge Nhambiu. Discursando na cerimónia, Laice disse que o apetrechamanento de laboratórios  e bibliotécas, atribuição de bolsas de estudos, inspecção às instituições de ensino superior  e melhoria do fornecimento de  de serviços  de internet , entre outras, são também que concorrem para  a qualidade e relevância do ensino superior para a sociedade em Moçambique.

Segundo Laíce, outras iniciativas  que devem ser empreendidas para a promoção da qualidade do ensino superior, são a avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos, programas e instituições, e a solicitação de vistorias para efeitos de atribuição de alvarás para o seu funcionamento.

pic 2

“o processo de avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos, programas e instituições, constitui um mecanismo que visa assegurar que todo o

cidadão que aceda às unidades que forrnecem serviços na área de ensino superior , sejam públicas ou privadas, possua informação sobre a qualidade dos cursos ministrados e da reputação da instituição”. Disse

Na ocasião, Laíce exortou aos 219 graduados a exercerem  as suas profissões com sabedoria  e dignidade, segundo os preceitos  de ética, respeito e justiça social.

Referiu  que esta etapa para além de  constituir  uma formalidade académica , representa um marco que assinala  a transição eminentemente estudantil para outra, na qual irão evidenciar as competências adquiridas ao londo da formação ao serviço do desenvolvimento do país.

Por seu turno, os graduados, representados por Mariana comprometeram-se a colocar o conhecimento adquirido durante a formação ao serviço do País, contribuindo, dessa forma, para o seu desenvolvimento.

“É nosso conhecimeno de que  ter diploma não basta. É necessário demonstrar com acções concretas no terreno. Por isso, assumimos desde já o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do País”, prometeu a representante dos graduados.

pic 4

Outro assunto destacável nesta cerimónia foi  o facto ter havido premições a melhores estudantes de cada curso. Dentre várias instituições que marcaram sua presença no evento, destaca-se o Instituto do Patrocinio  Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), ao oferecer  estágio de 16 meses nesta instituição de estado e um manual de práticas jurídicas à  melhor estudante do curso de Direito.