Biblioteca VirtualWebmail SAOeLearningPortal Académico

Direito

Departamento de Ciências Jurídicas

Missão

  • O Departamento de Ciências Jurídicas é orientado por princípios que regem o Estado de Direito e tem por missão aprovisionar um conjunto de conhecimentos jurídicos qualificados que respondam a ansiedade sócio jurídico no que concerne ao acesso a justiça em Moçambique.

Objectivos

  • O departamento de ciências jurídicas tem por objectivo assegurar a concepção de todas estratégias que visam garantir a formação de quadros com qualidade e que permitam o seu acesso ao mercado profissionais Moçambicano e internacional

1. Introdução

O curso  de Licenciatura em Direito contará 4 anos no total, conforme o artigo 21, nº 2, alíneas a) e b) da Lei nº 5/2003 do Ensino Superior. Como o mundo está em constante mutação há uma necessidade constante de adequação da materia leccionada à realidade prática. Surge assim este plano curricular que permite tal adequação e uma melhor formação dos estudantes.

2.  Objectivos do Curso

O Curso de Direito tem como objectivo primordial a formação de profissionais de Direito ao nível dos padrões internacionais, capazes de desempenharem actividades ligadas à diversas profissões jurídicas existentes no devir social e, que satisfaçam as exigências do mercado de trabalho nos sectores público, privado e não governamental.

Para tanto, são objectivos fundamentais deste Curso capacitar os estudantes na aquisição de uma consciência jurídica activa e isenta, e, dotá-los de uma capacidade jurídica técnico-científica que permita melhor enquadramento e realização pessoal e profissional.

 

Coordenador
dr. Alice Shuman


grau conferido

licenciatura
duração
4 anos  / 8 Semestres
ensino 
presencial
regime lectivo 
diurno ou nocturno
propinasMAPUTO
4690,00Mt – diurno
5090,00Mt – nocturno
propinasNACALA
4490,00Mt – diurno
4690,00Mt – nocturno
propinasBEIRA
4690,00Mt – diurno
5090,00Mt – nocturno


Quer consultar o plano de estudos? 
Pressione aqui!

3.  Perfil Ocupacional

Os Licenciados em Direito detêm um conhecimento global do devir sócio jurídico e do funcionamento do Ordenamento Jurídico Estadual, bem como de actos a praticar pelas diversas entidades e /ou sujeitos que intervêm num determinado Sistema Jurídico. Possuem ainda conhecimentos técnico-teóricos, universalmente aceites e actuais conjuntamente com uma segura preparação prática especializada que lhes permitem intervir no mercado de trabalho com habilidade, tendo em conta a realidade onde se encontrem inseridos.

O exercício profissional em Direito ao mais alto nível requer:

Uma formação académica universitária sólida;

Uma formação e/ou estágio pré-profissional sob supervisão de Instituições competentes;

A passagem no exame profissional administrado pela Ordem dos Advogados e pelo Centro de Formação Jurídica e Judiciária;