Biblioteca VirtualWebmail SAOeLearningPortal Académico

Marketing

Departamento Comunicação e Imagem

Missão

  • Oferecer cursos nas áreas de marketing e comunicação com reconhecimento por organizações nacionais e internacionais instaladas em Moçambique, pela qualidade de ensino, pelo rigor académico, pela investigação, pela excelência de seus programas, pela reputação dos seus docentes e dos graduados no mercado de trabalho e pelo seu foco nas necessidades sempre actualizadas das organizações, dos indivíduos e da sociedade moçambicana.

Objectivos 

  • Formar profissionais polivalentes, com qualificação científica e técnica adequada e dotados de visão estratégica, por forma a actuarem eficazmente em domínios chave das empresas ou outras instituições, contribuindo para a divulgação externa e interna da comunicação imagem destas e dos seus produtos ou serviços.

1. Introdução

O curso de Licenciatura tem a duração de 4 anos, conforme o artigo 21, nº 2, alíneas a) e b) da Lei nº 5/2003 do Ensino Superior. Como o mundo encontra-se em constante mutação, existe a necessidade de adequar o ensino à realidade prática que nos rodeia. Surge, assim, o presente plano curricular que garante esse ajustamento e uma melhor formação para os estudantes.

 

2.  Objectivos do Curso

A Licenciatura em Marketing tem como principal objectivo formar profissionais na área de Marketing cuja saída trará um impacto positivo nas suas actividades, na produtividade das empresas e na economia moçambicana, no geral.


grau conferido

licenciatura
duração
4 anos  / 8 Semestres
ensino 
presencial
regime lectivo 
diurno ou nocturno
propinasMAPUTO
4690,00Mt – diurno
5090,00Mt – nocturno
propinasNACALA
4490,00Mt – diurno
4690,00Mt – nocturno
propinasBEIRA
4690,00Mt – diurno
5090,00Mt – nocturno


Quer consultar o plano de estudos? Pressione aqui!

 

3.  Perfil Ocupacional

O profissional em Marketing deve ter uma sólida formação, requerendo as seguintes competências e habilidades:

  • Elaboração e coordenação de serviços de marketing
  • Desenvolvimento de projectos
  • Elaboração de estudos de mercado
  • Consultoria a pequenas e médias empresas
  • Elaboração de projectos de internacionalização de produtos
  • Observação da ética e deontologia profissional da sua área

 

4.  Perfil do Graduado

O perfil do graduado exprime o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que o graduado deve possuir, de modo a realizar com eficiência as suas funções e atribuições, definidas no perfil profissional, e desse modo desenvolver-se como um profissional competente.

O graduado deve orientar o seu conhecimento para o estímulo e desenvolvimento do gosto permanente pela busca do saber. Assim, o graduado em Marketing deve, ao terminar a sua formação, ser capaz de:

COMPETÊNCIAS GENÉRICAS

  • Resolver problemas
  • Comunicar com eficiência
  • Aprender ao longo da vida
  • Trabalhar em equipa
  • Lidar com situações novas, desconhecidas e inesperadas

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

Ao nível do Saber:

  • Reconhecer e avaliar a importância do Marketing na sociedade actual
  • Perceber oportunidades do mercado
  • Prever ameaças
  • Avaliar a importância dos ambientes envolventes de uma empresa
  • Perceber a interligação entre o Marketing, a Publicidade e as Relações Públicas
  • Entender o processo evolutivo do Marketing
  • Conhecer o mercado nas suas variáveis
  • Conhecer as várias funções do Departamento de Marketing de uma empresa
  • Compreender a importância da função comercial nas organizações modernas

Ao nível do Saber Fazer:

  • Encontrar soluções criativas, dinâmicas e eficazes
  • Estruturar uma estratégia de Marketing
  • Desenvolver técnicas e tácticas de marketing
  • Desenvolver estratégias de marketing para produtos e serviços
  • Estudar o consumidor e suas características
  • Desenvolver um composto de Marketing
  • Analisar os principais indicadores macro-económicos
  • Analisar os principais tipos de mercado

 Ao nível do Saber Ser:

  • Adaptar-se a situações inesperadas
  • Revelar alto sentido crítico e grande espírito de iniciativa
  • Observar a ética e deontologia profissionais, da Constituição da República e da legislação profissional

Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias do Marketing, repercutindo-os na sua prática profissional.

 

5.  Perfil Ocupacional

O graduado em Marketing irá ocupar  funções, nomeadamente nas áreas de:

  • Comércio
  • Indústria
  • Serviços

As responsabilidades chaves do profissional de Marketing envolvem:

  • Assistência  técnica de Marketing
  • Assistência técnica de Publicidade
  • Análise de Mercado
  • Consultoria
  • Gestão de Marca
  • Gestão de Produto
  • Gestão de Venda
  • Gestão de Loja
  • Gestão de Comunicação
  • Direcção de Marketing
  • Gestão  de eventos
  • Investigação

Onde exercer: 

O graduado em Marketing poderá exercer as suas actividades em:

  • Agências de Publicidade
  • Agências de Comunicação
  • Autarquias
  • Departamentos comerciais
  • Departamentos de marketing
  • Gabinetes de design
  • Empresas industriais e de serviços
  • Instituições públicas, privadas e não governamentais.