Biblioteca VirtualWebmail SAOeLearningPortal Académico

Multimédia

Departamento Comunicação e Imagem

Missão

  • Oferecer cursos nas áreas de marketing e comunicação com reconhecimento por organizações nacionais e internacionais instaladas em Moçambique, pela qualidade de ensino, pelo rigor académico, pela investigação, pela excelência de seus programas, pela reputação dos seus docentes e dos graduados no mercado de trabalho e pelo seu foco nas necessidades sempre actualizadas das organizações, dos indivíduos e da sociedade moçambicana.

Objectivos 

  • Formar profissionais polivalentes, com qualificação científica e técnica adequada e dotados de visão estratégica, por forma a actuarem eficazmente em domínios chave das empresas ou outras instituições, contribuindo para a divulgação externa e interna da comunicação imagem destas e dos seus produtos ou serviços.

1. Introdução

Ao longo dos últimos anos, a dinâmica do mundo da rádio, do cinema, do teatro, da televisão, do espectáculo, da comunicação e da área da multimédia em geral, tem vindo a evoluir de uma forma vertiginosa e, por isso, não se pode ignorar que os mercados nestas áreas são uma realidade, onde interagem uma multiplicidade de agentes, com as mais diversas funções e interesses. Por um lado, são grandes as transformações que estão a ocorrer nas indústrias da multimédia, consistindo essencialmente na convergência de várias tecnologias, como por exemplo, a televisão e o computador, no surgimento de novos processos electrónicos de publicação de jornais e revistas, na criação de novos sistemas de produção e distribuição de materiais educativos e de entretenimento, na fusão dos sectores da informação, do entretenimento e da educação. Por outro lado, cada vez mais se exige o domínio e a capacidade de operar com os meios que as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) dispõem, sendo que estas, constituem uma barreira para grande parte da população, que ainda não está apta a utilizá-las. Encontramo-nos, por isso, perante o grande desafio do combate à info-exclusão, uma nova forma de pobreza que nos pode levar a ficar fora do mercado de trabalho e mercado internacional. Foi com base numa reflexão sobre os pressupostos acima citados e procurando  responder às novas exigências do mercado, que o ISCIM – Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique, decidiu introduzir o curso de Licenciatura em Multimédia.

2.Objectivos do Curso

O Curso Superior de Multimédia tem como principal objectivo formar profissionais na área de Comunicação e Multimédia que possam exercer, ao nível dos padrões internacionais, um correcto exercício profissional nas áreas da realização e produção para cinema, vídeo e multimédia, satisfazendo as exigências do mercado de trabalho nos sectores público, privado e não governamental, comprometidos com a transformação da sociedade e da consolidação de um desenvolvimento harmonioso do país. Objectiva também, formar um profissional versátil, com qualidades para todas as actividades compreendidas pela profissão (produção, promoção, gestão, consultoria, operação, modelação, análise de sistemas multimédia). O ISCIM pretende ainda formar profissionais que atendam às várias demandas do mercado, inclusive como empreendedores do sector, fornecer ao aluno as ferramentas necessárias para o desenvolvimento crítico da actividade, fornecer subsídios para a formação humanista e cultural adequada ao exercício da profissão e formar profissionais com um grande espírito de iniciativa, podendo, eles próprios, vir a ser pólos de criação de emprego com a criação e lançamento de novas iniciativas empresariais e organizacionais.
Coordenador
Msc. Sergio Langa

grau conferido
licenciatura
duração
4 anos  / 8 Semestres
ensino 
presencial
regime lectivo 
diurno ou nocturno
propinasMAPUTO
4690,00Mt – diurno
5090,00Mt – nocturno
propinasNACALA
4490,00Mt – diurno
4690,00Mt – nocturno


Quer consultar o plano de estudos? Pressione aqui!