Face a situação actual da pandemia do Covid-19 e a decisão de dar continuidade as aulas do ensino superior por meio de TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), o CTI vem por meio desta deixar algumas ferramentas e sugestões para os docentes de modo que possam dar continuidade às aulas:

• Whatsapp: o chefe da turma ou o docente deverá criar grupo(s) com todos estudantes, para cada disciplina. O grupo poderá ser usado para partilha do material das aulas e fichas, o professor poderá também gravar áudio e/ou vídeos (de até no máx. 60MB) com explicações das matérias e partilhá-los com os estudantes. Há que se ter em conta que o(s) coordenador(es) devem fazer parte do grupo.
  • E-mail: Poderá ser usado também para partilha do material das aulas, fichas, e o professor poderá também gravar áudio e/ou vídeos (de até no máx. 25MB) com explicações das matérias. Há que se ter em conta que o(s) coordenador(es) devem ser colocados em “CC” em todos e-mails a serem partilhados com os estudantes.
  • Zoom Cloud Meetings: Software para videoconferências, permite até 100 Utilizadores em simultâneo e até 40 min de Videoconferência (Após os 40 min deverá ser criada uma nova videoconferência, caso seja necessário), permite a partilha do ecrã, partilha de material entre outras ferramentas úteis. Este software poderá ser usado para criar videoconferências com os estudantes para sessão de dúvidas. É útil para disciplinas que envolvem cálculos e exercícios práticos. O software, permite, também a gravação
  • de videoconferências que posteriormente poderá ser partilhado com os estudantes que não puderem participar. Para melhor coordenação, caso haja necessidade do uso de videoconferência(s), o ideal seria usar o horário normal de aulas de modo que haja coordenação e evitar que dois ou mais docentes criem videoconferências em simultâneo com a mesma turma.
  • Google Classroom: Ferramenta da Google para escolas. Útil para partilha de material, avaliações à distância, entre outras funcionalidades para docentes e estudantes. Há que se ter em conta que o(s) coordenador(es) devem ser colocados como professores nas turmas virtuais criadas.
  • WeTransfer: Ferramenta para transferência de ficheiros de até 2 Gb.

Após cada aula leccionada, o docente deverá enviar um relatório curto ao coordenador do curso. O relatório deverá conter a data da aula, a duração da aula, o sumário, o número de estudantes com o qual interagiu (se necessário), a(s) ferramenta(s)/metodologia usada(s). E o mesmo relatório deverá ser validado por um estudante representante da turma.
Salienta-se que a direcção não impôs a utilização de uma ferramenta/software específico,
contudo recomenda o uso do whatsapp, pelo que os docentes estão livres de escolher a ferramenta que lhe apraz para melhor dar continuidade às aulas, tendo em conta que a ferramenta a ser usada deverá ser informada ao coordenador do curso e devem se criados
mecanismos de modo que os coordenadores possam ter acesso às aulas leccionadas para melhor controlo.
Caso haja necessidade, os docentes poderão usar os meios digitais nas instalações do ISCIM para leccionar as suas aulas.