1.  Introdução
O crescimento da economia exige cada vez mais técnicos qualificados na área de comunicação e relações empresariais, necessários não só nas empresas mas também na própria Administração Pública, quer em termos de comunicação quer em termos de relações com os diversos públicos.
A globalização da economia exige a formação de licenciados com uma sólida preparação em línguas estrangeiras e uma abrangente formação económica e empresarial de modo a que estes se possam inserir na vida das empresas e outras organizações de forma versátil, colaborando e participando com autonomia nos processos de gestão e coordenação interna, assumindo o papel de interlocutores privilegiados entre o interior e o exterior e contribuindo para a sua imagem, notoriedade e eficácia.
2.  Objectivos do Curso
O objectivo deste curso é o de formar técnicos superiores em Comunicação e Relações Empresariais ao nível dos padrões internacionais, que possam entrar e evoluir com sucesso no mundo profissional e que satisfaçam as exigências do mercado de trabalho nos sectores público, privado e não governamental.
A licenciatura em Comunicação e Relações Empresariais destina-se a licenciandos que pretendam desenvolver competências em comunicação, gestão e marketing e nas tecnologias de informação e de comunicação. Esta licenciatura, facultará uma base de conhecimentos e competências que permitirá a identificação dos problemas e a definição de estratégias de resposta pertinentes e sustentáveis.

Objectivos do curso:

• Ampliar conhecimentos e competências adquiridos em formações anteriores, preparando os futuros licenciados para as suas funções nas empresas e nas organizações;
  • Desenvolver competências no domínio da língua portuguesa e de línguas estrangeiras, com vista ao desempenho comunicativo plurilíngue no mundo dos negócios e das instituições;
  • Facultar a formação em gestão e marketing (ao nível da fundamentação teórica e da exploração e implementação prática), bem como em tecnologias de informação e comunicação, e promover, de forma articulada, a aplicação das línguas a estas áreas científicas;
  • Desenvolver uma visão integrada das várias competências adquiridas e com ela realizar investigações e
  • Desenvolver competências e práticas que apoiem a resolução de problemas e fomentem um espírito criativo e empreendedor.
Coordenador:
Chico Faria

Grau Conferido: Licenciatura

Duração: 4 anos  / 8 Semestres

Tipo de Ensino : Presencial

Regime Lectivo : Diurno e Nocturno

Propinas:

4.790 Mt-Laboral

5.190 Mt-Pós-laboral

Quer consultar o plano de estudos? Pressione aqui!

3.  Perfil do Graduado
Os licenciados em Comunicação e Relações Empresariais, devem ter um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes, com uma sólida preparação em línguas estrangeiras e uma abrangente formação económica e empresarial.
Devem também possuir conhecimentos teóricos e técnicos, universalmente aceites e actuais em paralelo com uma segura preparação prática especializada que lhes permitem intervir no mundo do trabalho com agilidade, tendo em conta não só a realidade moçambicana como outras realidades internacionais.

O  licenciado em Comunicação e Relações Empresariais deve saber

• Dominar e usar fluentemente duas línguas estrangeiras;
  • Ter elevado poder de comunicação e capacidade de persuasão;
  • Possuir conhecimentos fundamentais de Economia, Gestão, Marketing e das novas tecnologias da comunicação e informação;
  • Ter uma visão sistémica do funcionamento das organizações;
  • Ser dinâmico e eficiente;
  • Ser capaz de gerir e optimizar os sistemas de informação para gestão;
  • Ser capaz de assegurar as iniciativas de comunicação e relações públicas da empresa ou instituição;
  • Estar habilitado a organizar eventos, congressos e seminários de nível nacional e internacional
4.  Saídas Profissionais
A formação fornecida pela licenciatura em Comunicação e Relações Empresariais, para além de ampliar as competências em áreas científicas centrais às relações empresariais, proporciona oportunidades de aplicação de conhecimentos a situações do mundo dos negócios ou das organizações.

Os titulares do grau de licenciados, ficam habilitados a desempenhar, entre outras, as seguintes funções:

• Assessoria de órgãos superiores de administração e decisão empresarial em contextos inter e pluriculturais;
  • Assessoria de actividades ligadas à publicidade e comunicação;
  • Coordenação de comunicação nas organizações empresariais e/ou institucionais;
  • Coordenação de iniciativas socioprofissionais nas instituições e/ou empresas;
  • Criação, organização e divulgação de eventos, como congressos, seminários e encontros profissionais;
  • Assessoria/coordenação no âmbito das actividades de representação.