1. Introdução
O curso de Licenciatura tem a duração de 4 anos, conforme o artigo 21, nº 2, alíneas a) e b) da Lei nº 5/2003 do Ensino Superior. Como o mundo encontra-se em constante mutação, existe a necessidade de adequar o ensino à realidade prática que nos rodeia. Assim, o presente plano curricular garante esse ajustamento e uma melhor formação para os estudantes.
2. Objectivos do Curso
Chico Faria
Grau conferido: Licenciatura
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3. Perfil Ocupacional
O profissional em Marketing deve ter uma sólida formação, requerendo as seguintes competências e habilidades:
- Elaboração e coordenação de serviços de marketing
- Desenvolvimento de projectos
- Elaboração de estudos de mercado
- Consultoria a pequenas e médias empresas
- Elaboração de projectos de internacionalização de produtos
- Observação da ética e deontologia profissional da sua área
4. Perfil do Graduado
O perfil do graduado exprime o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que o graduado deve possuir, de modo a realizar com eficiência as suas funções e atribuições, definidas no perfil profissional, e desse modo desenvolver-se como um profissional competente.
O graduado deve orientar o seu conhecimento para o estímulo e desenvolvimento do gosto permanente pela busca do saber. Assim, o graduado em Marketing deve, ao terminar a sua formação, ser capaz de:
COMPETÊNCIAS GENÉRICAS
- Resolver problemas
- Comunicar com eficiência
- Aprender ao longo da vida
- Trabalhar em equipa
- Lidar com situações novas, desconhecidas e inesperadas
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Ao nível do Saber:
- Reconhecer e avaliar a importância do Marketing na sociedade actual;
- Perceber oportunidades do mercado;
- Prever ameaças;
- Avaliar a importância dos ambientes envolventes de uma empresa
- Perceber a interligação entre o Marketing, a Publicidade e as Relações Públicas;
- Entender o processo evolutivo do Marketing;
- Conhecer o mercado nas suas variáveis;
- Conhecer as várias funções do Departamento de Marketing de uma empresa;
- Compreender a importância da função comercial nas organizações modernas;
Ao nível do Saber Fazer:
- Encontrar soluções criativas, dinâmicas e eficazes;
- Estruturar uma estratégia de Marketing;
- Desenvolver técnicas e tácticas de marketing;
- Desenvolver estratégias de marketing para produtos e serviços;
- Estudar o consumidor e suas características;
- Desenvolver um composto de Marketing;
- Analisar os principais indicadores macro-económicos;
- Analisar os principais tipos de mercado.
Ao nível do Saber Ser:
- Adaptar-se a situações inesperadas;
- Revelar alto sentido crítico e grande espírito de iniciativa;
- Observar a ética e deontologia profissionais, da Constituição da República e da legislação profissional;
- Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias do Marketing, repercutindo-os na sua prática profissional.
5. Perfil Ocupacional
O graduado em Marketing irá ocupar funções, nomeadamente nas áreas de:
- Comércio;
- Indústria;
- Serviços;
As responsabilidades chaves do profissional de Marketing envolvem:
- Assistência técnica de Marketing;
- Assistência técnica de Publicidade;
- Análise de Mercado;
- Consultoria;
- Gestão de Marca;
- Gestão de Produto;
- Gestão de Venda;
- Gestão de Loja;
- Gestão de Comunicação;
- Direcção de Marketing;
- Gestão de eventos;
- Investigação.
Onde exercer:
O graduado em Marketing poderá exercer as suas actividades em:
- Agências de Publicidade;
- Agências de Comunicação
- Autarquias;
- Departamentos comerciais;
- Departamentos de marketing;
- Gabinetes de design;
- Empresas industriais e de serviços;
- Instituições públicas, privadas e não governamentais.