1. Introdução

O curso de Licenciatura tem a duração de 4 anos, conforme o artigo 21, nº 2, alíneas a) e b) da Lei nº 5/2003 do Ensino Superior. Como o mundo encontra-se em constante mutação, existe a necessidade de adequar o ensino à realidade prática que nos rodeia. Assim, o presente plano curricular garante esse ajustamento e uma melhor formação para os estudantes.

2.  Objectivos do Curso
A Licenciatura em Marketing tem como principal objectivo formar profissionais na área de Marketing cuja saída trará um impacto positivo nas suas actividades, na produtividade das empresas e na economia moçambicana, no geral.
Coordenador:
Chico Faria

Grau conferido: Licenciatura

Duração: 4 anos / 8 Semestres
Tipo de ensino: Presencial
Regime lectivo: Laboral ou Pós-laboral
Propinas para Maputo
4.790 Mt-Laboral
5.190 Mt- Pós-laboral


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3.  Perfil Ocupacional

O profissional em Marketing deve ter uma sólida formação, requerendo as seguintes competências e habilidades:

  • Elaboração e coordenação de serviços de marketing
  • Desenvolvimento de projectos
  • Elaboração de estudos de mercado
  • Consultoria a pequenas e médias empresas
  • Elaboração de projectos de internacionalização de produtos
  • Observação da ética e deontologia profissional da sua área
4.  Perfil do Graduado

O perfil do graduado exprime o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que o graduado deve possuir, de modo a realizar com eficiência as suas funções e atribuições, definidas no perfil profissional, e desse modo desenvolver-se como um profissional competente.

O graduado deve orientar o seu conhecimento para o estímulo e desenvolvimento do gosto permanente pela busca do saber. Assim, o graduado em Marketing deve, ao terminar a sua formação, ser capaz de:

COMPETÊNCIAS GENÉRICAS

  • Resolver problemas
  • Comunicar com eficiência
  • Aprender ao longo da vida
  • Trabalhar em equipa
  • Lidar com situações novas, desconhecidas e inesperadas

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

Ao nível do Saber:

  • Reconhecer e avaliar a importância do Marketing na sociedade actual;
  • Perceber oportunidades do mercado;
  • Prever ameaças;
  • Avaliar a importância dos ambientes envolventes de uma empresa
  • Perceber a interligação entre o Marketing, a Publicidade e as Relações Públicas;
  • Entender o processo evolutivo do Marketing;
  • Conhecer o mercado nas suas variáveis;
  • Conhecer as várias funções do Departamento de Marketing de uma empresa;
  • Compreender a importância da função comercial nas organizações modernas;

Ao nível do Saber Fazer:

  • Encontrar soluções criativas, dinâmicas e eficazes;
  • Estruturar uma estratégia de Marketing;
  • Desenvolver técnicas e tácticas de marketing;
  • Desenvolver estratégias de marketing para produtos e serviços;
  • Estudar o consumidor e suas características;
  • Desenvolver um composto de Marketing;
  • Analisar os principais indicadores macro-económicos;
  • Analisar os principais tipos de mercado.

 Ao nível do Saber Ser:

  • Adaptar-se a situações inesperadas;
  • Revelar alto sentido crítico e grande espírito de iniciativa;
  • Observar a ética e deontologia profissionais, da Constituição da República e da legislação profissional;
  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias do Marketing, repercutindo-os na sua prática profissional.
5.  Perfil Ocupacional

O graduado em Marketing irá ocupar  funções, nomeadamente nas áreas de:

  • Comércio;
  • Indústria;
  • Serviços;

As responsabilidades chaves do profissional de Marketing envolvem:

  • Assistência  técnica de Marketing;
  • Assistência técnica de Publicidade;
  • Análise de Mercado;
  • Consultoria;
  • Gestão de Marca;
  • Gestão de Produto;
  • Gestão de Venda;
  • Gestão de Loja;
  • Gestão de Comunicação;
  • Direcção de Marketing;
  • Gestão  de eventos;
  • Investigação.

Onde exercer: 

O graduado em Marketing poderá exercer as suas actividades em:

  • Agências de Publicidade;
  • Agências de Comunicação
  • Autarquias;
  • Departamentos comerciais;
  • Departamentos de marketing;
  • Gabinetes de design;
  • Empresas industriais e de serviços;
  • Instituições públicas, privadas e não governamentais.

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