O Presidente do Conselho de Adminictração do Moza Banco proferiu, no dia 24 de Fevereiro de 2020, quarta-feira, uma Aula de Sapiência sobre “Experiências que Transformam”, que decorreu na sala dos Grandes Actos do Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique-ISCIM  na cidade de Maputo.

Uma semana depois da abertura do ano lectivo 2020 e num contexto de busca permanente pelo melhoramento da qualidade de ensino, o PCA da Moza Banco partilhou sua experiência sobre o seu percurso profissional na área bancária. Aliás, a abertura do ano lectivo foi marcada pela assinatura de Memorando de Entendimento entre ISCIM e Moza Banco. A Cerimónia foi presenciada pela Direcção do ISCIM, da Moza Banco e por mais de cem (100) estudantes de diferentes cursos.

Na ocasião, o Director Geral do ISCIM, Professor Doutor Naguib Omar começou o seu discurso com agradecimento pela presença de todos e, em especial do PCA do Moza Banco. “Todos devem contribuir para o desenvolvimento do ISCIM e do país em geral. Para tal é preciso muita responsabilidade e, acima de tudo a responsabilização”. Disse. E explicou que constituem linhas de orientação do ISCIM, com a ajuda de todos, firmar e incrementar o mestrado em Gestão de Empresas que, actualmente ISCIM oferece.

Por seu turno, o PCA do Moza Banco partilhou a sua experiência dos anos 70, que por insuficiência de quadros no país teve que ser submetido à docência na província da Zambézia. Sobre a leccionação,  na perspectiva do Presidente do Conselho de Adminitração da Moza Banco, nem tudo foi fácil. Com  as dificuldades que em Moçambique se enfrentavam era preciso “postura e atitude”, afirmou. “É  preciso conciliar os interesses individuais com os da sociedade. Todos os trabalhos na instituição são dignos. As experências são adquiridas ao longo daos anos”. Defendeu.

Para terminar, o PCA do Moza Banco explicou que era preciso levar a sério tudo o que queremos alcançar. Foco, sobre tudo, é essencial. Determianação e cultura de trabalho, ou seja, disciplina e método é fundamental. A ambição deve levar-nos ao trabalho. Não basta querer. É preciso trabalhar para crer. A pior coisa  é liderar um projecto do qual não nos identificamos.

No  fim da aula, o Director Geral do ISCIM reiterou o seu agradecimento pela presença do Dr. João Figueiredo, PCA do Moza Banco, oferecendo-lhe um quadro que simboliza o Islam pela sua disponibilidade.

Por: Flávio Calisto